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Entenda o significado e o poder da cor na comunicação visual de empresas

Um dos principais fatores influenciadores na decisão de compra dos consumidores são as cores. Elas refletem em significados que a marca quer passar para os seus clientes e para o público de uma forma geral, refletindo também em possibilidades de negócios e muitos outros aspectos mercadológicos. Justamente por isso, é fundamental entender também a importância do uso da cor na comunicação visual de empresas.

Influência das cores no comportamento

O estudo sobre o poder das cores na decisão das pessoas é chamado também de Psicologia das Cores. Através de pesquisas acerca de sua influência no cotidiano, é possível elencar e tanger a importância de uma boa utilização da cor na comunicação visual, assim como em muitos outros espectros do marketing das empresas.

Entre os principais dados, um estudo da Viver de Blog, uma empresa especializada em marketing, aponta que 93% dos consumidores compram um produto observando o impacto visual aplicado em sua construção ou na embalagem utilizada. Além disso, mais da metade dos compradores tende a desistir da compra caso o produto não apresente sua cor favorita.

Por fim, outro ponto destacável está em que 80% dos consumidores entendem que as cores aumentam o reconhecimento da marca quando utilizadas em produtos ou na comunicação visual. E para isso, é preciso entender também o significado delas.

Significado das cores para a comunicação

Ainda segundo o estudo, são definidas três cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e outras três secundárias (laranja, verde e roxo), consideradas as principais e mais utilizadas na comunicação visual. Além delas, também destacamos as cores preto, ouro e prata. Entenda suas características:

Vermelho:

Trata-se de uma cor intensa e relacionada às emoções e aos estímulos para a realização de alguma ação. Ela cria um senso de urgência, voltada para atrair compradores impulsivos e, por isso, é muito usada em promoções e em empreendimentos que trabalham no ramo da alimentação, como restaurantes, lancherias etc.

Amarelo:

É uma cor quente, relacionada com o estímulo e o acolhimento, explorando a atenção, concentração e otimismo. É bastante utilizada em vitrines de lojas e detalhes importantes em chamadas e totens, além de evidenciar clareza na comunicação.

Azul:

Trata-se de uma cor que representa calma e contemplação, fomentando a criatividade e a confiança. É usado em aplicações da comunicação visual onde o foco está em promover a segurança e credibilidade de marcas, sendo mais utilizado em negócios corporativos.

Laranja:

Um meio termo entre a vibração do vermelho e o aconchego do amarelo, se colocando como uma cor convidativa, alegre e estimulante. É utilizada para representar marcas amigáveis e chamar a atenção do público, podendo ser a cor preferida de muitos compradores impulsivos.

Verde:

Representa o equilíbrio e a tranquilidade, promovendo um efeito calmante e desestressante. É muito usado também em empresas que agregam viés sustentáveis ao negócio, além de aplicado em lojas cuja intenção é relaxar os seus clientes para um processo de compra mais calmo. Pode ser associado também à área da saúde.

Roxo:

Também trata-se de uma cor calmante e relacionada com a criatividade, intuição e resolução de problemas. É bastante utilizada em produtos de beleza, além de representar marcas criativas e inteligentes.

Preta:

Trata-se de uma cor neutra e poderosa que transmite formalidade e sofisticação na comunicação visual. Quando agregada com outras cores em sua aplicação, o preto tem como característica refletir e incrementar a simbologia destes outros tons. É também muito usada em letras para facilitar a leitura.

Ouro/Dourado:

Transmite sensações de preciosidade e grandeza, explorando todo o poder que a extravagância pode oferecer, podendo ser aplicado também com acabamentos metalizados. É uma cor utilizada em fachadas, totens e mais elementos visuais que chamam a atenção do público, sem deixar de passar um conceito de alto padrão.

Prata/Cinza:

Representa o equilíbrio entre preto e branco, explorando sensações como suavidade, glamour, riqueza e tecnologia. Trata-se de um tom agradável que pode receber acabamentos metalizados, utilizado em detalhes em diversos elementos de comunicação visual, como fachadas, letras-caixa, totens e mais,

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