Todos

O que é a comunicação visual

Toda empresa conhece o valor e a importância de transmitir sua mensagem de forma clara e objetiva. A comunicação é o elo que liga as empresas aos seus consumidores e através dela que um empreendimento se consolida como marca, por isso, fortalecê-la é vital para o sucesso de qualquer negócio. Um dos fatores mais importante para fortalecer sua marca é entender o que é a comunicação visual.

Este conjunto de estratégias e elementos visuais é uma das chaves do marketing de uma empresa, pois, além de oferecer mensagens mais claras, ela melhora o entendimento e a retenção de informação pelo público.

Elementos da comunicação visual

A comunicação visual é muito ampla e composta de diversos elementos que agem em conjunto para posicionar sua marca diante dos consumidores. Entre os principais elementos da comunicação visual podemos citar:

  • Logo
  • Cores
  • Imagens
  • Ilustrações
  • Estampas
  • Vitrines
  • Placas
  • Fachadas

Estes elementos geralmente são utilizados de maneira conjunta e, aliados a recursos textuais e sensoriais aproximam uma marca de seus consumidores;

Funções da comunicação visual

Sabendo o que é a comunicação visual e quais seus principais elementos, precisamos entender quais são as funções da comunicação visual e como, se bem estruturada, ela pode impulsionar sua empresa. Algumas das funções da comunicação visual são:

Reforçar os valores de sua marca

A comunicação visual é vital para reforçar os valores de sua marca e firmá-los na cabeça dos consumidores. Por meio de estratégias que transmitem seus valores através de uma identidade visual, você consegue gerar identificação com seu público. 

Com uma comunicação visual adequada é possível demonstrar para o público, por exemplo, se o seu produto é destinado ao mercado de luxo ou é um produto popular. Entretanto, para comunicar adequadamente os valores de sua empresa, uma marca deve apresentar um mesmo conceito e identidade em todos os seus materiais, das embalagens às postagens das redes sociais.

Destacar sua empresa no mercado

Com o grande número de empresas surgindo e diversos segmentos abarrotados, destacar-se no mercado tem se tornado cada vez mais difícil. Contar com uma comunicação visual sólida é uma forma de diferenciar sua empresa em relação a seus concorrentes e assim, ganhar espaço no mercado. 

Aumentar sua credibilidade

Atualmente, os consumidores buscam marcas que transmitem seriedade e confiança. Uma comunicação visual coerente e alinhada, passa uma sensação de profissionalismo, aumentando a credibilidade de sua marca e fidelizando seus clientes.

Um dos elementos essenciais para ter uma forte comunicação visual é a fachada de sua empresa, que deve ser durável, de boa qualidade e comunicar com seu público-alvo. Na Ramo Digital, nós oferecemos serviços completos de comunicação visual.  Conheça nossos projetos de letra caixa, fachadas em ACM, lonas, toldos luminosos e muito mais!