A principal função de uma fachada é apresentar a marca para o público geral através de um impacto positivo e, de preferência, refinado. Desta forma, transmite-se um conceito de confiabilidade, fazendo com que o primeiro contato do potencial cliente com a empresa seja satisfatório ou mesmo que chame a atenção para que retorne futuramente. Para que isto aconteça naturalmente, é necessário tomar decisões assertivas com relação à fachada e seus principais elementos visuais. Neste artigo, vamos destacar algumas dicas de como escolher o letreiro da sua empresa, também conhecido como Letras-caixa. Confira!
Identidade visual e tamanho
A primeira e principal dica está com relação às diretrizes de identificação da marca. Por exemplo, se o padrão da empresa para elementos visuais é utilizar vermelho e verde, por exemplo, não é recomendado fazer uma fachada e seu letreiro apenas com amarelo e azul. Logotipo, cores e tipografia são elementos que precisam estar definidos no padrão de uma marca, assim como é essencial seguir estas diretrizes à risca.
Outro ponto de atenção está com relação ao tamanho. Vale destacar que este pode variar em função de diversas situações, como a área a ser utilizada, regulamentação do bairro onde a empresa está situada etc. Entretanto, a principal dica é sempre procurar algo que cumpra sua função de chamar a atenção de forma não exagerada. Ou seja, que possa ser lido a uma boa distância para ter fácil compreensão, mas que não aparenta ser algo demasiado. Este último ponto também tem relação com a identidade visual da marca e qual seu posicionamento perante o público.
Material adequado e iluminação
Outro ponto essencial a ser considerado é o material que será aplicado nos letreiros da fachada. Ele deve ser adequado ao seu tipo de negócio e também com o conceito que o seu negócio quer passar para o público. Entre os materiais mais utilizados para as fachadas de empresa estão:
- PVC Expandido
- Acrílico
- Aço Inox
- ACM (Alumínio)
Além disso, em alguns destes materiais, é possível ainda agregar mais destaque com uma iluminação em LED nos letreiros. Esta iluminação pode ser indireta, direcional, frontal (frontlight) ou traseira (backlight). Vale destacar que este é um ponto que é mais indicado para empresas que também atuam no período noturno ou que entendam a necessidade de divulgar a sua marca à noite.
Conte com uma empresa especialista
Para facilitar que todas estas dicas de como escolher o letreiro ideal sejam aplicadas na prática, é essencial contar com a parceria de uma empresa especializada em comunicação visual. Apenas uma organização com profissionais capacitados, com longa experiência e solidez no segmento será capaz de executar projetos que atendam todas as necessidades de seus clientes. Desta forma, evitam-se erros comuns como fachada desniveladas, mal posicionadas, mal fixadas ou mesmo com informações em dissonância com a identidade da marca.
A Ramo Digital é uma empresa com mais de uma década de atuação na execução de projetos de comunicação visual para empresas de diversos segmentos. Conte com a nossa capacitação para agregar valor à sua marca. Entre em contato e faça um orçamento conosco.
Comments are closed.